Escola São Paulo de Ciência Avançada em tripanossomatídeos patogênicos: da biologia à patogênese e novas terapias |
AVISO IMPORTANTE: Devido às incertezas do progresso e dos resultados da pandemia de COVID-19, a Escola adiou a data em que estava originalmente marcada para acontecer – o evento está agora previsto para ocorrer em abril de 2021. As novas datas do período de inscrições e de realização do evento serão anunciadas no site da Escola assim que forem homologadas pela FAPESP.
Esta Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) foca nos parasitas causadores de duas importantes doenças negligenciadas: leishmaniose, endêmica em mais de 80 países espalhados nas zonas tropicais e subtropicais, e a doenças de Chagas, endêmica em diversos países do continente americano. A Escola pressupõe uma forte interdisciplinariedade, pois reúne especialistas de diversas áreas, abrangendo pesquisa básica e de ponta bem como conhecimentos em genética, bioquímica, biologia molecular, biologia estrutural, metabolismo, epigenética, desenvolvimento de fármacos, entre outros campos.
A TrypsSchool será acontecerá em dois campi da Universidade de São Paulo, um em Ribeirão Preto e outro em São Carlos. São ambas instituições renomadas pelo seu comprometimento à pesquisa em diferentes aspectos da paraistologia. Acreditamos que o foco múltiplo da pesquisa que é conduzida em cada um desses locais enriquecerá a compreensão tanto sobre os protozoários parasitas quanto sobre as complexas doenças que eles causam.
A escola irá selecionar 80 alunos – 40 vindos de todos os estados do Brasil e 40 de países estrangeiros. Os participantes selecionados terão todas as despesas custeadas, o que inclui passagem aérea, seguro médico, acomodação e refeições ao longo das duas semanas. Prioridade será dada a estudantes de pós-graduação (mestrado/doutorado/doutorado direto) e pós-doutorandos da área de doenças tropicais negligenciadas – oriundos ou não de países onde estas doenças são endêmicas.
-
Instituição
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP
-
Área de conhecimento
Parasitologia
-
Pesquisador Responsável
Angela Kaysel Cruz
-
Nº do Processo FAPESP
2019/17546-2
-
Período
A definir
-
Inscrições
A definir
-
Site
-
Cidade
Ribeirão Preto e São Carlos
-
Palavras-chave
doenças negligenciadas, protozários, parasitologia, desenvolvimento de fármacos, biologia molecular
-
Programa
Ocultar
Para mais informações, contate:
trypsschool@usp.br.Comitê Organizador:
Angela Kaysel Cruz, FMRP-USP
Dario Zamboni, FMRP-USP
Jeremy Mottran, University of York, Reino Unido
Adriano D. Andricopulo, IFSC-USP
Ariel Mariano Silber, ICB-USP