Escola São Paulo de Ciência Avançada em Técnicas de Luz Síncrotron de 4ª Geração

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) irá organizar a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre técnicas de luz síncrotron de 4ª geração (SyncLight 2024) de 14 a 25 de outubro no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração, localizada em Campinas-SP.

Promovida pelo CNPEM e financiada pela FAPESP, a SyncLight 2024 visa a reunir jovens pesquisadores vindos do Brasil e de todo o mundo para discutir as mais recentes oportunidades geradas pelas técnicas experimentais avançadas de luz síncrotron disponíveis no Sirius.

Ao longo das últimas décadas, as fontes de luz síncrotron têm desempenhado um papel significativo no desenvolvimento das ciências naturais e engenharia modernas. Com ampla variedade de técnicas experimentais disponíveis, as fontes de luz síncrotron revolucionaram a maneira como os cientistas estudam e caracterizam os materiais nos campos da Física, Química, Biologia, Saúde, Energia, Novos Materiais, Meio Ambiente e muitos outros.

A natureza interdisciplinar do evento, conjugada à colaboração do Comitê de Usuários do LNLS — que inclui pesquisadores de diversas instituições Brasil afora — contribuirá para a troca de experiências entre jovens pesquisadores, professores e cientistas experientes. Além de palestras, serão organizadas sessões de pôsteres e visitas as instalações de pesquisa. Estão previstos, ainda, tutoriais práticos acerca dos experimentos conduzidos nas estações experimentais do Sirius, demonstrações sobre controle dos aceleradores, bem como análise e simulações de dados ministrados pelos pesquisadores do LNLS nas linhas de luz do laboratório.

O assunto é particularmente relevante para o cenário científico brasileiro, visto que o Sirius é a uma das fontes de luz síncrotron mais modernas e brilhantes do mundo. Atualmente, dez linhas de luz estão abertas para a comunidade de Ciência e Tecnologia de um total de 14 inicialmente planejadas para abrangerem um amplo espectro de programas científicos. Um dos objetivos da SyncLight 2024 é auxiliar no treinamento e formação de uma nova geração de pesquisadores que podem usufruir desta grande infraestrutura científica em operação no Brasil.

  • Instituição

    Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)/MCTI

  • Área de conhecimento

    Biofísica

  • Pesquisador Responsável

    Narcizo Marques de Souza Neto

  • Nº do Processo FAPESP

    2023/05562-9

  • Período

    14/10/2024 a 25/10/2024

  • Inscrições

    30/01/2024 a 15/04/2024

  • Site

    https://pages.cnpem.br/synclight2024/

  • Cidade

    Campinas

  • Palavras-chave

    Luz síncrotron; infraestrutura de pesquisa; interdisciplinaridade; técnicas experimentais avançadas; quarta geração