Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cultura Oceânica (ESPCA-CO)

A ESPCA em Cultura Oceânica está aberta para a inscrição de estudantes de pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado, detentores de conhecimentos tradicionais e profissionais de diferentes áreas, com interesse em ciência do oceano, sustentabilidade, educação e interface entre ciência e política.

Esta Escola São Paulo de Ciências Avançadas parte do princípio de que, no contexto das crises climáticas e socioambientais, compreender a cultura oceânica é essencial para entender como os principais sistemas reguladores do clima interagem e ajudam a fortalecer a relação entre os humanos e o meio ambiente.

A cultura oceânica não se limita a um campo específico, mas abrange uma variedade de setores (educação, conservação, resiliência climática, economia e comunicação), e também o conhecimento que os povos indígenas e comunidades tradicionais têm sobre os ecossistemas locais e práticas de manejo sustentável de recursos, que podem inspirar a sociedade a agir de forma sustentável.

O programa escolar inclui quatro módulos que cobrem as ambições do Desafio 10 da Visão 2030 para a Década do Oceano da ONU e integrará seus estudantes em uma discussão transdisciplinar com uma variedade de especialistas.

Um total de 100 participantes será selecionado, 50 do Brasil (com 25 do Estado de São Paulo e 25 de outros estados, com uma estimativa inicial de aproximadamente 5 a 7 estudantes por região do país) e 50 de todas as regiões do mundo (8 da América do Sul; 8 da África; 8 da Ásia-Austrália; 8 do Caribe; 8 da América do Norte; 10 da Europa). A seleção levará em conta a representatividade geográfica e de gênero, a fim de promover a diversidade dos participantes da Escola.

  • Instituição

    Instituto do Mar/Unifesp

  • Área de conhecimento

    Administração

  • Pesquisador Responsável

    Ronaldo Adriano Christofoletti

  • Nº do Processo FAPESP

    2024/06873-0

  • Período

    19/08/2025 a 01/09/2025

  • Inscrições

    01/04/2025 a 24/05/2025

  • Site

    https://spsasoceanliteracy.maredeciencia.eco.br/

  • Cidade

    Santos

  • Palavras-chave

    cultura oceânica, conhecimentos tradicionais, sustentabilidade, crise climática, conservação, educação