Y-Mind – São Paulo School of Advanced Science for Prevention of Mental Disorders

A Escola São Paulo de Ciências Avançadas (ESPCA) - Y-Mind: The Cutting-Edge Science for Mental, Emotional and Behavioral Prevention - foi realizada nos dias 25 a 29 de março de 2013, com a participação de 20 palestrantes (sendo 85% estrangeiros), 100 estudantes (50% estrangeiros, 25% do estado de SP e 25% do resto do Pais) selecionado entre os 270 oficialmente inscritos, e mais 36 discutidores, que auxiliaram na condução das mesas redondas e cursos do período da tarde, além de participarem ativamente na organização e avaliação dos pôsteres e apresentações orais dos alunos.

25 alunos da pós-graduação da Unifesp atuaram como monitores, juntamente com residentes da USP e da UNIFESP, que participaram como ouvintes das palestras magnas apresentadas no período da manhã.

Recebemos 270 inscrições, resultando na participação de 25 países e vários Estados da República Federativa do Brasil. No período da manhã realizaram-se as palestras, seguido de apresentação dos pôsteres pelos alunos, logo apos o intervalo para almoço.

Os estudantes foram divididos em cinco grupos de discussão (1-Epidemiology and Risk Factors; 2-Translational research – Animal Models; 3-Neurobiology, Neurodevelopment and Brain Circuits of Early stages of Mental Emotional and Behavioral (MEB) disorders; 4- Effective Interventions to prevent; 5- MEB Services, Stigma & Awareness).

Nesta ocasião os alunos tiveram a oportunidade de discutir o seu trabalho com os outros alunos e também com os discutidores, independente dos grupos de discussão escolhido. Estes cinco grupos de discussão organizados, ofereciam temáticas diferentes, e permitiram o agrupamento dos participantes em salas menores, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de apresentar oralmente o seu trabalho, possibilitando o fomento de discussões mais aprofundadas com profissionais mais especificamente atuantes nestas temáticas.

Finalizando o dia com pelos menos três cursos de treinamento específicos, proferidos pelos palestrantes internacionais, conforme descrito no programa.

PAÍSES REPRESENTADOS POR PALESTRANTES:
Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Holanda, Noruega, Turquia.

  • Intituição

    Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo

  • Área de conhecimento

    Medicina

  • Pesquisador Responsável

    Jair de Jesus Mari

  • Nº do Processo FAPESP

    2012/50316-1

  • Período

    25/03/2013 a 29/03/2013

  • Inscrições

    Encerradas

  • Site

    http://www.ymind.com.br

  • Cidade

    São Paulo

  • Palavras-chave

    Saúde mental, Promoção da saúde mental, Ambiente genético, Etiologia de transtornos mentais