FAPESP lança nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada

A FAPESP anuncia uma nova chamada da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no estado de São Paulo. É a décima sétima chamada da modalidade, que tem periodicidade anual. 

A modalidade de Auxílio à Organização de Reunião Científica: Escola São Paulo de Ciência Avançada se destina a apoiar total ou parcialmente a realização de cursos de curta duração sobre temas da fronteira da ciência e da tecnologia, que sejam objeto de pesquisa internacionalmente competitiva sendo realizada no estado de São Paulo.

Os cursos das ESPCA devem promover discussões nas fronteiras da pesquisa em qualquer área do conhecimento. Cientistas com interesses profissionais comuns irão se reunir, em formato presencial, por período de dez a quatorze dias, promovendo intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa. 

Os pesquisadores que participarão ministrando aulas na ESPCA deverão ser cientistas de excelente qualificação e destaque em seus campos de pesquisa, incluindo-se cientistas estrangeiros convidados.

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado ou a estágios de Pós-Doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores.

Os estudantes participantes devem ter a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas em andamento em sessões (ou sessão) de pôsteres, incluídas no programa.

A nova chamada selecionará até cinco escolas, com início a partir de março de 2024. 

Submissões serão recebidas até 2 de maio de 2023 exclusivamente pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Haverá reunião on-line a interessados para esclarecimentos sobre a ESPCA em 20 de abril.

A chamada está disponível em: http://espca.fapesp.br/detalhe/chamada/17