Escola São Paulo de Ciência Avançada Amazônia Sustentável e Inclusiva

O objetivo da Escola São Paulo de Ciência Avançada AMAZONIA Sustentável e Inclusiva é fornecer a jovens pós-doutores (e doutorandos do último ano) uma visão multi e interdisciplinar, baseada na ciência e valorizando os conhecimentos indígenas e tradicionais, dos principais problemas que têm, historicamente, impedido o desenvolvimento sustentável, a conservação e a inclusão social na Amazônia. Visa ainda discutir as alternativas existentes para estas frentes e construir conjuntamente com estes jovens cientistas novas propostas para as soluções destes problemas.

A Escola São Paulo de Ciência Avançada AMAZONIA Sustentável e Inclusiva está estruturada em 3 módulos:

• Módulo 1 – O território amazônico e sua sustentabilidade;
• Módulo 2 – Os habitantes da Amazônia como protagonistas da conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas;
• Módulo 3 – A Amazônia e seus habitantes em harmonia com o ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Quem pode se inscrever

Esta Escola é para jovens pesquisadores que obtiveram seu doutorado a partir de 2015. Excepcionalmente, também podem ser aceitos estudantes de pós-graduação, atualmente inscritos no último ano de seus cursos de Doutorado. Incentivamos inscrições de estudantes de diferentes disciplinas acadêmicas (ciências naturais, sociais e humanas, engenharia, comunicação) desde que seus trabalhos e estudos acadêmicos estejam relacionados com os temas da escola e tópicos relacionados.

Aproximadamente 90 candidatos, 45 do Brasil e 45 de outros países serão selecionados para participar desta Escola de Ciências Avançadas. Será dada prioridade aos participantes que tenham nascido, tenham realizado cursos de graduação na região e estejam estudando a Amazônia em sua pesquisa ou tese. Os candidatos indígenas e afrodescendentes também serão elegíveis para receber bônus, a critério da Coordenação.

Os participantes serão selecionados com base na qualidade de seu currículo, através da análise da carta de interesse, na qual o candidato deverá descrever as razões que o levaram a se matricular nesta Escola de Ciências Avançadas e como sua participação beneficiará sua pesquisa no futuro, e através da análise da carta de recomendação.

Para promover a diversidade dos participantes da Escola, a equidade na representação étnica e de gênero também será considerada.

Resultado da seleção

Os candidatos devem esperar receber notificação do comitê organizador a partir do dia 30 de setembro de 2022. O resultado também será publicado no site da ESPCA AMAZONIA Sustentável e Inclusiva.

Financiamento

A FAPESP cobrirá os custos de alojamento e refeições dos participantes selecionados. O financiamento não implica qualquer relação institucional com a FAPESP ou remuneração em espécie.

Há fundos limitados disponíveis para cobrir os custos de passagem dos participantes cujas instituições não podem arcar com tais custos. Por favor, indique se sua participação depende destes subsídios de viagem para pagar suas passagens, pois a hospedagem e as refeições já estão cobertas pela organização. Cada participante estrangeiro terá que arcar com os custos do seguro saúde durante toda a duração da Escola (se você não puder cobrir este custo, favor entrar em contato com a organização da Escola).

IMPORTANTE: A aceitação final na ESPCA AMAZONIA Sustentável e Inclusiva dependerá do envio do recibo de seu seguro de viagem à organização da Escola.

  • Instituição

    Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas

  • Área de conhecimento

    Ecologia

  • Pesquisador Responsável

    Carlos Alfredo Joly

  • Nº do Processo FAPESP

    22/06028-3

  • Período

    21/11/2022 a 05/12/2022

  • Inscrições

    Encerradas

  • Site

    https://spsas-amazonia.biota.org.br/

  • Cidade

    São Pedro

  • Palavras-chave

    amazônia, sustentabilidade, conservação, inclusão social, conhecimentos tradicionais, biodiversidade, mudanças climáticas, ODS