Escola Avançada Materiais Condutores Supercondutores Anisotrópicos

Este projeto tem o objetivo de promover a realização de uma escola avançada sobre Materiais Condutores e Supercondutores Anisotrópicos.

A escola está prevista para ocorrer no período de duas semanas entre os dias 08 e 19 de agosto de 2011 nas dependências do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. Serão abordados tópicos relativos a condutores quase-unidimenisonais e de supercondutores de alta temperatura crítica (cupratos e pnictídeos).

Estão sendo convidados vários especialistas do exterior que trabalham em áreas correlatas ao tema central da escola, tais como Zachary Fisk (UCI), John J. Neumeier (MSU), Sergei Bud’ko (AMES), Johsua Cohn (Univ. de Miami), Xavier Obradors (ICMAB) e Milton Torikachvili (SDSU).

Dentre os pesquisadores brasileiros, confirmaram presença e apoio os seguintes pesquisadores: Yakov Kopelevich (UNICAMP), Renato F. Jardim (USP-SP), Paulo Pureur (UFGRS) e José Albino Aguiar (UFPE), todos pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq e com vários projetos aprovados em temas correlatos a escola avançada.

O envolvimento destes nomes na realização da escola partiu do pressuposto que nos últimos anos poucos pesquisadores com grande renome em áreas afins do estudo de materiais condutores e supercondutores anisotrópicos têm sido reunidos em um único evento nacional.

O projeto pretende atrair aproximadamente 40 alunos de graduação e pós-graduação e jovens pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. A escola também pretende atrair bolsitas da FAPESP e outras agências, e por fim abrir algumas vagas para pesquisadores.

Serão realizadas atividades plenárias não concomitantes pelos especialistas e apresentações de trabalhos por parte de jovens pesquisadores, bem como dos alunos de graduação e pós-graduação.

Por fim, vale a pena ressaltar que o momento é extremamente oportuno para a realização do evento em 2011, ano que será comemorado o centenário da descoberta da supercondutividade por Kammerling Onnes.

PAÍSES REPRESENTADOS POR PALESTRANTES:
Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Espanha e Brasil

  • Instituição

    Escola de Engenharia de Lorena / Universidade de São Paulo

  • Área de conhecimento

    Física

  • Pesquisador Responsável

    Carlos Alberto Moreira dos Santos

  • Nº do Processo FAPESP

    2010/51566-6

  • Período

    08/08/2011 a 19/08/2011

  • Inscrições

    Encerradas

  • Site

  • Cidade

    Lorena

  • Palavras-chave

    Anisotropia, Condutores unidimensionais, Supercondutores anisotrópicos, Propriedades físicas, Supercondutividade