Advances in Molecular Structuring of Food Materials

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP organizou a Escola São Paulo de Ciências Avançadas (ESPCA) intitulada Advances in Molecular Structuring of Food Materials, no campus da USP de Pirassununga, com financiamento da FAPESP e coordenação do Prof. Paulo José do Amaral Sobral.

Esse evento ocorreu de 1 a 5 de Abril de 2013, no Anfiteatro do Campus da USP de Pirassununga. A abertura do evento foi realizada pelo diretor da FZEA, Prof. Dr. Douglas Emigdio de Faria, seguido por apresentações da respresentante da FAPESP, Dra Patrícia Brant Monteiro, e pelo então Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Dr. Marco Antonio Zago. O evento contou com a participação de um público total de 202 pessoas, dos quais, 136 estudantes de Pós-graduação (sendo 75 do Brasil e 61 do estrangeiro), 29 pós-doutores e 37 professores e/ou pesquisadores.

Os estudantes de pós-graduação de programas estrangeiros, e, portanto, financiados com recursos da FAPESP (61), vieram de Argentina, Chile, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Israel, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal, Republica da Armênia, Romênia, África do Sul, Espanha, Turquia, Inglaterra, Estados Unidos da América e Uruguai. A maioria desses estudantes eram doutorandos.

A maioria dos professores/pesquisadores e pós-doutores eram do Estado de São Paulo, com predominância do público da própria FZEA, UNICAMP e FCF-USP. Entretanto, houve também docentes/pesquisadores/pós-doutores que vieram de outros estados como Santa Catarina (UFSC), Paraíba (UFPB), Minas Gerais (UFMG e UFV), Rio de Janeiro (UFRJ), Goiás (UFGD) e do Paraná (UFPR), e também do exterior: Argentina (Universidad Nacional de Córdoba), Colômbia (Universidad de Tolima) e do México (Instituto Politécnico Nacional), que vieram com financiamento de suas instituições.

PAÍSES REPRESENTADOS POR PALESTRANTES:
Chile, Inglaterra, Irlanda, USA, México, Portugal e Brasil.

  • Instituição

    Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos / Universidade de São Paulo

  • Área de conhecimento

    Ciência e Tecnologia de Alimentos

  • Pesquisador Responsável

    Paulo José do Amaral Sobral

  • Nº do Processo FAPESP

    2012/50306-6

  • Período

    01/04/2013 a 05/04/2013

  • Inscrições

    Encerradas

  • Site

    http://www.usp.br/spsas/molecularstructuringfood

  • Cidade

    Pirassununga

  • Palavras-chave

    Alimentos, Microscopia, Propriedades funcionais, Materiais, Propriedades físicas, Textura